MAGNATAS DO CRIME, FILME E SÉRIE [OPINIÃO] (2019 e 2024):

Sombrionauta
11 min readJul 7, 2024

--

OS DOIS IRMÃOS CAPITALISMO

Ouça esse conteúdo no spotify e no anchor.

Introdução

Um dos melhores diretores do mundo a apresentar as diversas facetas do Irmão Capitalismo é COSTA-GRAVAS, cineasta grego que mantém a tradição desse povo em confrontar seus deuses, mesmo que sejam derrotados. Em uma de suas produções mais interessantes, O CAPITAL (2012) ele apresenta o poder terrível dos professores quando alçados como príncipes maquiavélicos, mas também um conceito duplo para lá de interessante sobre o sistema: ele em verdade é uma diversidade.

NÃO UMA “LEGIÃO”, ISSO É COISA PARA PROLETÁRIOS.

A grosso modo essas variedades de Irmãos Sistema se dividem em duas: O Capitalismo Europeu (1095) e o Capitalismo Cowboy (1776) , sendo que esse último se formou a partir da INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA (1776), enquanto o primeiro durante o RENASCIMENTO ITALIANO (XII — XVI) . O primeiro Irmão Sistema teve sua derrocada asgardiana durante a PRIMEIRA E SEGUNDA GUERRAS MUNDIAIS (1914–1945), nesse contexto, conscientemente, ele transferiu a centralidade de suas operações para os E.U.A., devido seus campos industriais estarem arrasados.

Pois bem, após esse conflito, mais precisamente no PÓS-GUERRA FRIA (1947–1991), com seus parques industriais e economia refeitos, o Capitalismo Europeu está reivindicando seus retorno ao centro do poder desse sistema, sendo que em parte a guerra entre Ucrânia e Rússia (2022) é parte da estratégia estadunidense para manter sob controle a nação russa, uma das grandes forças econômico políticas europeias, principalmente por ela estar unida com a maior economia do mundo; a da China Socialista.

Estratégia falha, por sinal .

NESSA OPINIÃO, COMPARA-SE COMO ESSAS DUAS PRODUÇÕES DE MESMO NOME, MAS DE FORMATOS DIFERENTES, AMBAS DE GUY RITCHIE (1968) REFLETEM COMO ESSA DISPUTA SE APRESENTA NAS MÍDIAS FÍLMICA E TELEVISIVA.

Essa opinião é sobre isso.

[SIGA LENDO A PARTIR DAQUI SE VOCÊ VEIO DO INSTAGRAM]

CIVILIZAÇÃO E BARBÁRIE

Eu gosto muito das produções de RITCHIE , cheias de lances ardilosos ligados ao pensamento proletário, à sua violência e suas estruturas de combate à classe dominante por meio da astúcia e destreza de um JOHN COSNTANTINE (1985) .

MAS AQUI NESSAS PRODUÇÕES VEMOS SUA QUEDA PARA CIMA, AO APOIAR A MAIS DESPREZÍVEL DAS CLASSES DOMINANTES, A NOBREZA.

Não que o diretor e roteirista seja distante da classe dominante, sendo que seus pais, depois de divorciados, ambos se casaram com membros da nobreza. Seu pai também é um militar e esse tipo de profissão sempre deixa os soldados mais eficientes, leia-se mais letais, próximos da elite.

Tal tipo de biografia também é a de outro roteirista e diretor que aprecio, DAVID AYER (1968) , embora ele centre seu ódio/medo/respeito nos negros, coisa que reflete em como foi a construção da AMANDA WALLER (1986) no seu ESQUADRÃO SUICIDA (2016). Não a do segundo que é mais sua versão LOONEY TUNES (1930) .

Enfim, ambos os diretores partilham de um amor-ódio pela população mais pobre, só que temos menos negros na Europa, pelo menos nessa sua produção, do que nas estadunidenses. Normal, mas curioso, se levarmos em conta a porcentagem desses negros em cada um dos países. Então esse pessoal vê parte de suas populações como bárbaros a serem civilizados.

ATÉ HOJE, DIGA-SE DE PASSAGEM.

Tudo isso é para dizer que ambos discutem sobre as populações pobres e suas demandas e habilidades de sobrevivência convivendo inevitavelmente com as classes dominantes, ou ricas, porque ser dominante e rico, não é necessariamente a mesma coisa.

OS FILHOS DA ELITE TENDEM A SER UNS IMBECIS, E OS DA NOBREZA, GERALMENTE O SÃO.

Logo precisam de gente das classes baixas, treinadas e estudadas para que possam administrar os seus bens.

A GÊNESE DA BURGUESIA ESTÁ AQUI .

Nos E.U.A. por mais que eles não confessem, eles não tiveram esse problema imediato pois não tiveram nobreza, embora eles tenham criado uma versão dela por meio de suas dinastias industriais .

RITCHIE parece que estava em sua versão fílmica dessa produção centrada nessa origem estadunidense da elite internacional, o chamado capitalismo cowboy que COSTA-GRAVAS falava. Penso que ali ele estava pensando nesse mercado, mas era 2020, antes da PANDEMIA DE COVID-19 (2019–2023). Assim, apesar da hegemonia estadunidense estar sendo questionada pela inevitável ascensão Chinesa, ainda era grande o seu poder.

NA SEGUNDA VERSÃO SERIAL, (2024) ELE MESMO PARECE DUVIDAR DA CONTINUIDADE DESTA.

O VELHO QUE REJUVENESCE.

A dúvida de Ritchie sobre o fim da hegemonia estadunidense também está acompanhada de uma esperança da nobreza europeia, notadamente inglesa: o seu retorno ao poder mundial dentro do Capitalismo.

PORQUE PARA INGLESES, OS ESTADUNIDENSES SÃO APENAS BÁRBAROS A SEREM DOMINADOS, OU RE-DOMADOS.

Essa noção de Civilização e Barbárie, que pode ser vista desde o mundo Antigo, no mito mesopotâmico chamado de EPOPEIA DE GILGAMESH (2100–1400 A.E.C.), onde o poema narra os feitos mistificados de um lugal (NÃO SE TEM REI NA MESOPOTÂMIA)chamado GILGAMESH (“o velho que rejuvenesce”) e seu encontro com sua nêmesis ENQUINDU, um homem selvagem.

BOM, “SELVAGEM” DO PONTO DE VISTA DE GILGAMESH.

Esses mitos épicos foram narrados e re-apropriados constantemente, tanto que o dilúvio bíblico é uma dessas apropriações. Mas o que importa aqui é que a fábula, a ideia geral da narrativa, pode ser apropriada por outra civilização e tornada parte de sua própria literatura.

QUANDO O INIMIGO TE CONQUISTA, ELE TOMA ATÉ SUA HISTÓRIA.

Nesse sentido a fábula do Magnatas do Crime, filme, de um traficante de maconha estadunidense que enfrenta outros traficantes de drogas sintéticas europeias, ou seja, de um homem “selvagem” lutando contra a “civilização” centenária é revertido: na série é a nobreza centenária, que por meio de uma combinação discreta entre genealogia e treinamento militar é que vai derrotar todas as outras etnias “bárbaras”.

ASSIM, GILGAMESH DERROTA ENQUINDU.

Mas no mito , o primeiro nutri amor pelo segundo, até em termos sexuais. Aqui isso também se perfaz, mas quem representa esse novo casal na série são Eddie Halstead (Theo James) e Susan Glass ( Kaya Scodelario).

Isso apresenta que essa civilização nobre e a barbárie rica podem coexistir desde que seus objetivos econômicos sejam compatíveis. Quando não o são, existe a tendência ao combate entre ambos, que pode ser resolvido desde que haja esse realinhamento.

“VINGANÇA” É UMA COISA QUE É SUPERVALORIZADA PELOS POBRES, E EM VERDADE POUCO PRATICADA PELOS RICOS.

O que temos é um ressentimento fabricado, literalmente e liberalmente para que se faça força física militar ser conduzida para algum ponto que a elite se interesses.

Não é o que acontece na versão Fílmica: Michael “Mickey” Pearson (Matthew McConaughey) em verdade almeja um clássico sonho da classe trabalhadora: a aposentadoria. Esse é um dos melhores elementos que se apresentam na composição de sua personalidade, a de que violência e outros métodos de coação devem ser usados em casos extremos, e não por capricho.

TUDO NELE É DE ALGUÉM QUE PRETENDE CRIAR UMA FORTUNA E DEIXAR O CRIME (TRABALHO)

Até mesmo sua relação com a esposa, Rosalind Pearson (Michelle Dockery) é uma clássica expressão do amor romântico dos pobres: a monogamia.

MICKEY SÓ QUER FICAR EM PAZ COM SUA ESPOSA.

SENHOR DO BOM LUGAR.

O rival de GILGAMESH, que depois se torna seu grande aliado, ENQUIDU, ou “senhor do bom lugar” é o contrário equivalente do primeiro. Enfim, ele é talvez a representação da natureza que GILGAMESH renega, por ser um mito urbano.

NA SÉRIE E NO FILME É CONSTANTE ESSA OPOSIÇÃO, QUE SE DÁ NA NUM FORMATO SEMELHANTE ENTRE INTERNACIONALISMO E LOCALISMO.

Ou seja, enquanto o tráfico internacional de drogas está almejando a propriedade de Halstead, após a morte de seu pai, Archibald Horniman (Edward Fox) que percebeu que seu outro filho, Frederick “Freddy” Horniman (Daniel Ings) é um imbecil, como a maioria dos herdeiros primogênitos.

Assim Halstead herda o título de duque .

O que dá a entender é que o pai dos irmãos resolve deixar o controle da família para seu filho mais novo legítimo por perceber que ele é um assassino e saqueador “nato”.

PRONTO, AQUI ESTÁ UM REBOOT DO CONCEITO DE “GENEALOGIA DE PODER” QUE GENTE COMO OS NAZISTAS(1919) TANTO DEFENDERAM, E DEFENDEM, ATÉ HOJE.

Mas uma das grandes sacadas da série, é justamente perceber que no fundo, a nobreza não passa de uma gangue. Eu mesmo dei introdução num vídeo de gangsta rap dizendo que se a nobreza podia ter uma gangue internacional, porque alguém deveria ter algo contra negros fazerem o mesmo .

PARECE QUE ESSA SÉRIE QUER ME REFUTAR.

Porque ela tem uma ótima resposta:

PORQUE NEGROS, GENTE DA “COLÔNIA”, NÃO PODEM SER SUPERIORES A BRANCOS.

Aqui é que temos uma daquelas deliciosas e antigas representações racistas que se fazem dos estadunidenses: os mostrar como negros traficantes de cocaína e outras drogas industrializadas: filmes como O DESESPERO DE VERONIKA VOSS (1982) esse tipo de preconceito.

E para representar isso, de maneira ótima e uma homenagem a seu grande papel na série BREAKING BAD (2008–2013) E BETTER CALL THE SAUL (2015–2022) temos Giancarlo Esposito no papel de Stanley Johnston.

Sendo assim é apresentada a batalha entre europeus e estadunidenses, deixando claro que os últimos vão perder por uma questão simples:

A NOBREZA INGLESA ESTÁ NO NEGÓCIO DE TRÁFICO, ROUBO E EXTORSÃO HÁ SÉCULOS E CRIARAM UMA LEGISLAÇÃO INTEIRA PARA GARANTIR ISSO.

Quem explica isso é um dos personagens que mais gostei, o Irmão Sistema.

UAI?

Como já disse antes, adoro quando o Irmão Sistema aparece, geralmente gordo e astuto, sempre faminto, logo, usando a representação do diabo cristão para simbolizar que ele é o grande corruptor, logo, o grande manipulador que irá juntar todos os que puder em seu inferno chamado “mercado”. No caso quem faz o papel dele aqui é Robert “Bobby” Glass (Ray Winstone), alguém que transformou seu inferno prisional em um doce paraíso campestre de lordes ingleses

BOM, O QUE É O PARAÍSO CAPITALISTA SEM O INFERNO DOS TRABALHADORES, NÃO É?

UM NOVO GÊNESIS.

Outra coisa fascinante entre a duas versões dessa produção é que na primeira, as relações sexuais eram citadas, como forma de mostrar a monogamia, e na segunda há certa “castidade”.

O IRMÃO CAPITALISMO PARECE ESTAR PENSANDO SERIAMENTE EM TIRAR A SEXUALIDADE DE SUA PRODUÇÃO CULTURAL E SUBSTITUI-LA PARA ULTRA VIOLÊNCIA.

Como disse em meu outro ensaio sobre o ESQUADRÃO SUICIDA 2 (2021), nosso querido sistema opressor, genocida, racista, homofóbico e machista, anda pensando seriamente em sumir trocar a sexualidade pela ultra violência, uma vez que a própria sexualidade não deu em nada no quesito de mudança dele mesmo .

POIS É ENGELS (1820–1895) PARECE QUE REVOLUÇÃO SEXUAL SEM REVOLUÇÃO SOCIAL TAMBÉM NÃO FUNCIONA.

Isso porque a sexualidade perdeu seu sentido de questionamento com as dezenas orientações sexuais de gênero e de sexo, uma vez que todas redundaram em se igualar juridicamente ao casamento tradicional.

RESUMINDO: TODOS AS SEXUALIDADES, NÃO IMPORTA SUA ORIGEM, HOJE EM DIA SÓ QUEREM SER VERSÕES DO CASAMENTO HETEROSSEXUAL.

Logo, não espere de qualquer movimento ligado a sexualidade, qualquer cunho revolucionário.

MAS ESPERE MUITO MORALISMO BARATO.

Então as duas produções apostam na relação sexual consensual que venceu: a monogâmica, entre alguém que faz o papel de homem e de alguém que faz o papel de mulher.

Só que reconheço que no filme, eu apreciei mais, por um motivo muito simples: no fundo a monogamia é muito mais sofisticada e ligada aos pobres do que a poligamia ou a poliandria.

PORQUE A MONOGAMIA É POR EXCELÊNCIA O MÉTODO DE REPRODUÇÃO DOS POBRES.

Sim, porque pensem comigo, meus amores, se vocês pudessem ficar com alguém que vocês amam, ou alguém que vocês só simpatizam, mas que lhes dá enorme conforto material, quem vocês escolheriam?

COM RARAS EXCEÇÕES (TOLAS) A SEGUNDA OPÇÃO.

Por isso em setores da África e outros locais da Ásia existem haréns e poligamia, porque os ricos de lá estão criando e recriando sua própria genealogia, como guerreiros e outros tipos de pessoas para seus sistemas de combate e pilhagem.

GERALMENTE OS POBRES SE RESTRINGEM A UM COMPANHEIRO E TÊM MUITO FILHOS PARA SERVIREM DE MÃO DE OBRA NO CAMPO.

No entanto, na urbanidade, os pobres diminuem a quantidade de seus filhos, privilegiando melhorar sua educação, ou não ter filhos, pois não precisam deles para lhes cuidar na meia idade, uma vez que podem acessar casas de repouso, ou rendas como a aposentadoria.

POR ISSO MICKEY E ROSALIND NÃO TÊM FILHOS: ELES NÃO QUEREM ESTENDER O SEU NEGÓCIO PARA A PRÓXIMA GERAÇÃO.

Quem não pensa assim, geralmente é preso dentro do pensamento elitista nobre cristão. Mas é preciso certo nível escolar, competência profissional, logo, muita autoestima, principalmente nas mulheres, para entender isso.

E é por isso eu certas mulheres, mesmo com homens que se proponham a sustentá-las, não aceitam ficar com eles: temem que os mesmos se separem delas na primeira oportunidade de acharem uma versão mais nova delas.

Não é o que Robert quer para Susan nem para Edward

Nosso querido Irmão Sistema quer que ambos se casem e talvez, tenham um netinho, para que o vovô capitalismo possa contar seus contos de como ele chacinou e escravizou populações inteiras no mundo inteiro em nome do lucro.

COMO NÃO ATENDER ÀS VONTADES DESSE BOM VELHINHO?

POST SCRIPTUM

Eu adorei as duas produções. Foram recomendação de alguém que já falei antes, alguém que temo ser meu Ogun , ou eu o dele, e que espero estar ouvindo isso, e que venha até o médium ver a referência e entender porque o chamo assim.

Admiro o brilhantismo dele. Isso é uma verdade. Ele quer corromper o meu. É o jeito dele de dizer que me aprecia.

E O QUE ELE VAI FAZER COM ISSO?

Sei lá. Eu sou só o cara que faz resenhas que seus amigos pedem.

O TIPO DE GENTE QUE TEM AMIGOS MAIS DIABÓLICOS E GENIAIS QUE O PRÓPRIO DIABO .

FICHA TÉCNICA

OS DOIS IRMÃOS CAPITALISMO : MAGNATAS DO CRIME, FILME E A SÉRIE [OPINIÃO] (2019 e 2024) — TITULO ORIGINAL:THE GENTLEMEN — DURAÇÃO :113 MIN E 1ª TEMPORADA — NACIONALIDADE :E. U. A. E REINO UNIDO — DIRETOR: GUY RITCHIE— ROTEIRISTA: GUY RITCHIE — DISPONÍVEL (ATÉ O MOMENTO DA PUBLICAÇÃO):AMAZON PRIME E NETFLIX.

Se apreciou, 50 palminhas serão bem-vindas.

Referências.

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).