LIGA DA JUSTIÇA SOMBRIA: APOKOLIPS WAR [FILME] (2020):

Sombrionauta
3 min readMay 8, 2020

--

As pessoas ficam pensando como seria afinal a Liga da Justiça se o Snyder tivesse continuado seus planos. Essa animação poder ser uma forma de responder essa pergunta. Continuando as outras animações desde LIGA DA JUSTIÇA: PONTO DE IGNIÇÃO (2013) ela é o que os Novos 52 nos quadrinhos quiseram ser: A VERSÃO DA DC DAS COISAS DO ROB LIEFIELD.

“Coisas” significa um monte de lacração combinada com fanservice. Cenas fortes dentro de narrativas fracas, referências aos quadrinhos para nerds se sentirem mais inteligentes e pequenos acenos identitários para fingir que a DC não é republicana, no pior sentido do termo.

Exemplo disso tanto nos quadrinhos, quanto nessa animação é sobre a bissexualidade do John Constantine, que parece um avanço, mas não é:

NA CABEÇA DOS EDITORES ATUAIS DA DC, TODOS OS INDIVÍDUOS SÓRDIDOS SÃO HOMOSSEXUAIS: NO FUNDO É UM INSULTO AO LGBTQ DISFARÇADO.

Toda a animação se apoia, aliás, no Constantine, mas como em outras animações e quadrinhos atuais sobre ele, tudo é muito fraco.

CONSTANTINE NÃO É PARA O MUNDO DOS SUPER-HERÓIS, ELE NÃO É DE LOS ANGELES OU NOVA YORK, ELE É UM MALDITO PROLETÁRIO ESPERTO DE LONDRES.

ELE RESOLVE COISAS QUE SUPER-HERÓIS NÃO TEM CORAGEM DE RESOLVER: SOBREVIVÊNCIA DO MAIS FRACO A CUSTA DOS MAIS FORTES.

Esse ponto é interessante. Na animação os super-heróis foram esmagados e escravizados por Darkseid (que eu acho sim, que está no nível do Thanos, e sim, ele é mais poderoso que o Superman, e mais, ele nunca foi morto, PELO MENOS NOS QUADRINHOS: CHUPA TITÃ LOUCO E KRYPTONIANO).

Darkseid é muitas vezes comparado com Mao-Tse-Tung, acho interessante essa noção para entender o medo que forja e sustenta essa animação: QUE O HEGEMONIA NORTE-AMERICANA SERIA INEVITAVELMENTE SUPERADA PELA ORIENTAL: VEJAM AS ANIMAÇÕES DELES DURANTE O COMEÇO DA SEGUNDA GUERRRA MUNDIAL.

Seguindo: tudo aqui denuncia que filme não tem grandes pretensões a não ser TERMINAR DE UMA VEZ COM OS 52 QUE FOI RUIM.

Todo o roteiro é o clássico filme ou animação ruim, que esconde ser ruim fazendo o seguinte:

1º Crie uma Crise.

2º Faça um road trip, tipo reunir a velha banda para mais um show.

3º Mostre versões decadentes e sórdidas de personagens heroicos.

4º Dê redenção a eles.

5º Reboot tudo.

Por isso o fio condutor tem de ser Constantine, porque ele não liga de ser sórdido, pois ele é humano:

CONSTANTINE NÃO LUTA PARA SALVAR O MUNDO, LUTA PARA SALVAR A ELE MESMO E OS QUE ELE AMA (E ISSO NÃO É LUTAR POR SI MESMO?) QUE POR COINCIDÊNCIA ESTÃO NO MUNDO.

A noção dele de mundo não é NOBRE, afinal ele é um proletário esperto, como disse Jamie Delano. Assim ele faz as vezes de cobrar a todos que voltem a ser eles mesmos, pois canalhas como ele podem: Constantine não tem as mesmas dores de consciência de ter caído do pedestal, pois ele não quer e não deseja estar nesse pedestal.

Ele é tão sórdido e essencial como operador da mudança no mundo tal qual qualquer proletário esperto é;

ELE É UM HEISENBERG, UM SAUL GOODMAN, UM FOX MULDER: UM HUMANO QUE NÃO QUER SER UM SUPER-HOMEM, ELE APENAS PRECISA DO MUNDO PARA CONSEGUIR VIVER SUA VIDA.

A guerra é para os super-homens, não para ele.

Batman sabe disso.

Sabe que o único tão ou mais astuto que ele é Constantine.

ASSIM COMO FRANK MILLER SABIA ISSO DE ALAN MOORE.

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).