CHADWICK BOSEMAN (1976–2020)

Sombrionauta
3 min readAug 30, 2020

--

CHADWICK BOSEMAN (1976–2020)

Nós negros sempre formos bastante carentes de uma ficção e de um imaginário. Sempre nosso passado foi travado em idos de 1500 e todo o resto é mistério. Nossa mitologia sempre foi dominada pela leitura cristã.

Por isso os negros do mundo, e eu inclusive, sofremos o impacto da morte de Chadwick Boseman. Perdemos nosso Rei Arthur.

É pública e notória minha ojeriza por reis. Sempre achei que Killmonger e Tchalla eram versões de dois tipos de negros que por serem de origens diferentes tinham métodos diversos para o mesmo objetivo.

E sempre gostei mais de Killmonger.

No mito do rei Arthur somos apresentados a um mítico rei que apesar de suas origens biológicas nobres é criado como um homem humilde graças à intervenção de um dos anticristos, Merlin.

Arthur é traído por sua esposa, por seu melhor amigo, por sua meia-irmã e por seu filho.

TODAS ESSAS TRAIÇÕES TÊM SENTIDO E ARTHUR TEM CERTA CULPA NELAS.

No final quem salva Arthur, monarca cristão, é seu mentor diabólico, para que um dia ele retorne para seu povo.

SINTO QUE ESTAMOS TRANSFORMANDO O PANTERA NEGRA EM NOSSO MITO DO REI ARTHUR.

Aliás os elementos estão ali em PANTERA NEGRA (2018). Cruze os personagens com as linhas arturianas e vai perceber certa semelhança.

Mas o problema aqui é outro:

A MORTE DE UM TRABALHADOR NEGRO COM CANCER.

Vi muitos bons textos falando disso, desde Rafale lima (

https://www.facebook.com/limamemorabili

“) e até do Zizek.

Todos os textos e a biografia de Boseman apontam que ele sabia que tinha que trabalhar duro e mesmo doente, pois provavelmente não teria outra chance. Seu currículo diretor e ator aponta para uma série de filmes de negros trabalhadores que foram segregados por e apesar de sua competência profissional.

Filho de uma enfermeira e de um operário da indústria têxtil teve que lutar muito, mas com uma base sólida, a de pais trabalhadores que puderam apoiar seu filho para que ele se libertasse das amarras de sua classe social.

ELES TRABALHAM PARA QUE ELE SE ESQUEÇA DELES, MAS QUANTO MAIS FAZEM ISSO MAIS FAZEM SEU FILHO OS ADMIRAR?

PARA NOSSA SORTE NÃO ACONTECEU ISSO E ELE TRANSFERIU ISSO PARA SUA FILMOGRAFIA.

E NÃO É O FILHO ESTUDADO A VINGANÇA DOS PAIS TRABALHADORES?

Finalmente ele pode falar sobre como os seus se sentiam. Ele não é único e essa safra de cineastas (Ava DuVernay, JordanPeele e etc) e atores (Donald Glover, Viola Davis, etc) têm feito atuações para que os negros (estadunidenses, mas também mundiais) entendam o que foi seu passado.

Toda uma safra anterior de grandes atores negros lutou para estudar a próxima geração de atores para que eles fossem viáveis para o Capitalismo e assim passassem lentamente pautas ligadas a origens dos negros.

FICÇÃO COMO TOLKEIN DA HISTÓRIA.

Mas um trabalhador não consegue tudo sozinho. Se conseguisse o Capitalismo seria o que ele afirma ser.

PARA VENCER O TRABALHADOR PRECISA DO DIABÓLICO.

O CAPITALISMO NÃO NEGOCIA, EXPLORA. MAS ELE PODE SER ENGANADO POR ALGUÉM DIABÓLICO E CORROMPIDO COMO ELE.

E não foi esse diabólico, consciente que não podia ser o Arthur Negro (porque isso é uma impossibilidade mesmo no onírico/delírio em que ele atuava) tramou na filmografia finalmente um mito de um rei não-cristão de uma nação africana científica para que as crianças negras pudessem se libertarem de sua infância sem saírem mutiladas para todo o sempre

UM MITO PARA MATAREM, UM MITO PARA SE LIBERTAREM E QUE PARA FAZER ISSO DEVERIAM ABRAÇAR SUA PRÓPRIA HISTÓRIA?

O PANTERA NEGRA VAI CONTINUAR (COMO PRODUTO CAPITALISTA E/OU NECESSIDADE DOS NEGROS). ESCOLHA A PARTE INTERNA DO PARÊNTESES ANTERIOR QUE QUISER

Lamentamos Boseman por esse ator-trabalhador ter morrido. Mas outros virão.

Como disse uma crítica que não me recordo o nome (se souberem me avisem para eu colocar o link aqui) “ toda a criança precisa de um homem bom e decente enquanto cresce”.

PORÉM OS HOMENS BONS E DECENTES NÃO VENCEM SE ALGUÉM DIABÓLICO NÃO OS APOIAR.

E aproveitando, sabiam que o primeiro ator negro homem a ganhar o Oscar de melhor ator principal e ator coadjuvante simultaneamente foi Denzel Washington, por DIA DE TREINAMENTO (2001), em que ele interpreta um policial que na verdade é o diabo?

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).