BOJACK HORSEMAN-ANIMAÇÃO 1ª–6ª TEMPORADA (2014–2020):

Sombrionauta
3 min readJun 29, 2020

--

Bojack Horseman tem passado por uma polêmica ligada as vozes utilizadas em sua dublagem serem adequadas ao nosso conceito atual de representatividade étnica.

A Animação trata da carreira do personagem título (dublado em inglês e português respectivamente por Will Arnett/ Hércules Franco), ex-autor de uma sitcom fictícia chamada Horsin’ Around, e, lembra em certa medida a série CALIFORNICATION (2007–2014): ambos os protagonistas são gente que já teve grande sucesso, mas agora são decadentes e ricos.

Autodestruição de primeira qualidade, pois tem combustível (dinheiro) para se renovar constantemente.

CHUPA NIETZSCHE.

O que foi discutido foram os temas da vida pessoal de Horseman, aliás muito interessantes: eu recomendo o episódio que é um monólogo de Horseman sobre a morte, feito no enterro de sua mãe. É uma obra prima sobre desprezo de si e procura de entendimento do porquê isso acontece.

O uso de animais antroporfomizados (funny animals) é de bom gosto, e retrata bem como cada um dos envolvidos se encaixa nos sistemas de produção fílmica.

Porém a ironia (quando o discurso sobre a realidade não bate sobre a realidade apresentada) central dessa série passou batido: geralmente vemos discussões elogiosas, mas não críticas sobre o que foi relatado.

BASICAMENTE ALI SE DISCUTE COMO ABUSO E IRRESPONSABILIDADE SÃO PERDOADOS E ATÉ INCENTIVADOS NA INDÚSTRIA DO ENTRETENIMENTO.

Aqui temos o brilho da série: Horseman participa de abusos a menores, ataques violentos a mulheres e a morte de uma estrela adolescente.

NADA DISSO VAI DETER HORSEMAN, NÃO PORQUE ELE SEJA UM GÊNIO DIABÓLICO DO CRIME, MAS SIM PORQUE ELE DÁ LUCRO AO SISTEMA, EM SUA FACETA DE INDÚSTRIA DE DISTRAÇÃO EM MASSA.

Ele mesmo tenta buscar a confissão e a punição, contudo, todos os personagens ao redor, que o condenam como pessoas sentem necessidade de salva-lo como profissional.

SE VOCÊ NÃO ENTENDEU AINDA O TERMO “CORPORATIVISMO” ASSISTA ESSA SÉRIE COM A FRASE ANTERIOR EM MENTE.

Se prestou atenção, percebeu que a maioria das vítimas de Horseman são mulheres.

DEPOIS DOS CRIMES DE WOOD ALLEN, EPSTEIN E ELLIS, ACHO QUE NÃO DEVERÍAMOS ESTAR SURPRESOS, NÃO É?

E não estamos: a dramaticidade da série revela o quão ridículo somos como espectadores.

OS CRIMES QUE DIZEMOS NÃO PERDOAR, SÃO TOLERADOS POR NÓS CASO SEUS PERPETRADORES NOS DESPERTEM SIMPATIA OU QUE ESSA PUNIÇÃO NÃO NOS TRAGA ALGUM BENEFÍCIO.

Horseman tem ciência dessa verdade e a detesta sinceramente, porém, assim como nós, é fraco demais para exigir sua própria punição. Mesmo o tempo que passa na cadeia é ínfimo perante seus crimes.

UMA MOSTRA DE AUTOESTIMA É DESTRUIR AQUILO QUE SE AMA, EM NOME DO QUE SE ACREDITA: RESUMINDO, SACRIFICAR O PASSADO NO PRESENTE EM NOME DE UM FUTURO QUE, PELO MENOS, SE PRETENDA MELHOR.

Mas Horseman e a maioria de nós não acreditam o suficiente no presente.

Até mesmo a personagem Diane Nguyen (dublada por Alison Brie/Marcela Duarte) é demolida em suas boas intenções, demonstrando que os fãs de cinema, aqueles idealistas, serão esmagados e absorvidos pela indústria assim que forem empregados por ela.

Para esses sobra escrever livros infantis cheios de decepções transformadas em esperanças.

E ESPERANÇA É A ÚLTIMA QUE MORRE QUANDO NA VERDADE DEVERIA SER A PRIMEIRA.

Uma das melhores sequencias, quando Horseman estrangula uma colega de cena em sua nova sitcom, Philbert, faz um bom apanhado de como funciona a “justiça” entre os membros do cinema e da televisão.

Depois do estrangulamento, como a vítima não quer sua carreira prejudicada, ela pede que Horseman não se entregue, mesmo ele estando disposto fazê-lo. Devido ao fato de que isso pode estragar sua chance de sucesso profissional dessa mulher.

BOOM, AQUI FICA EXPLICADO PORQUE GERALMENTE MULHERES DE CLASSE MÉDIA NÃO DENUNCIAM ABUSOS DE COLEGAS: PORQUE ISSO MARCA SUAS CARREIRAS MAIS DO QUE SUA COMPETÊNCIA.

Nguyen amiga, confidente, biógrafa e cúmplice de Horseman escreve um roteiro para essa mesma série em que o ator encara seus crimes. Um pouco de redenção e punição que serão logo esquecidos.

Finalmente o brilhantismo dessa animação é mostrar o seguinte:

SE VOCÊ FOR ÚTIL AO SISTEMA, ELE SEMPRE VAI TE PROTEGER, MESMO CONTRA A SUA VONTADE.

Brilhante, emocionante e enervante.

Passar o pano, perdão, compreender o próximo é o grande mote dessa série.

SEM IRONIA.

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).