BETTER CALL SAUL: 5ª Temporada (2020):

Sombrionauta
3 min readMay 1, 2020

--

Poder é uma chamada dessa série, poder não como disse o diabólico Francis Underwood (Kevin Spacey), do prédio que dura séculos, mas sim de conseguir trocar de endereço, de comer melhor, de ter uma nova casa.

Nessa temporada tudo o que Saul Goodman/ Jimmy” McGill (Bob Odenkirk) quer, é satisfazer os seus desejos, não o que esperam que ele deseje.

LIVRE DE SEU IRMÃO, DE SEUS ANTIGOS PATRÕES ELE SÓ PLANEJA NEGOCIAR COM GENTE COMO ELE, MAS GENTE COMO ELE SEMPRE TEM PATRÕES.

Esse paradoxo é que vai transforma-lo em Saul Goodman.

TRANSFORMÁ-LO EM UM MONSTRO.

Acontecerá a mesma coisa com Heisenberg/Walter White (Bryan Cranston): POIS UM MONSTRO É APENAS ALGUÉM DE APETITE INSACIÁVEL.

TRADUZINDO; ELE ASSUME SER O PODER MAIS DIABÓLICO QUE ELE DESEJA SER.

As intenções desse Advogado do Diabo são verdadeiras; ele realmente acha que gente quebrada e destruída merece ter a melhor defesa jurídica possível.

Isso não significa que o Diabo não é o que é: alguém vivendo sobre o código moral de alguém mais poderoso do que ele, e assim são os clientes de Goodman: prostitutas, traficantes, ladrões, pequenos trabalhadores, caminhoneiros, idosos, drogados, todos aqueles que as pessoas dizem sentir dó, mas que viram a cabeça caso os vejam nas ruas.

Assim no decorrer dessa temporada acontece que inevitável com os outros personagens que entram em contato com um monstro: ELES SE TORNAM MONSTROS TAMBÉM.

Lentamente todos percebem que ele é quem essa força corruptora e de capacidade de mudança: ele é o futuro (OU TALVEZ OS MEIOS PARA ESSE FUTURO, AQUI ENTENDIDO COMO SUPERAÇÃO).

Como futuro, ele é desejado e temido (preste bem atenção no discursos dele para Howard Hamlin (Patrick Fabian) no fórum e confira se aquilo não é um deus trapaceira avisando que ninguém deve brincar com ele).

Para quem assiste a série, não concordaria com o temido. MAS PENSE BEM, SE ELE COMEÇAR A NÃO FAZER SEUS SERVIÇOS, SERÁ QUE OS PLANOS DE GENTE COMO O CARTEL DARIA CERTO SEM SAUL GOODMAN, MIKE EHRMANTRAUT (JONATHAN BANKS) E A GRANDE SACADA DESSA SÉRIE KIM WEXLER (RHEA SEEHORN)?

Sim, Kim Wexler, pois ela é a grande sacada para entender o que escrevi acima: ELA TAMBÉM PERCEBE O QUE SAUL GOODMAN É: A MUDANÇA, ELE ENCARNA A CAPACIDADE DE SERMPRE MUDAR PARA S SE TORNAR CADA VEZ MAIS ELE MESMO E WEXLER CADA VEZ MAIS DESEJA E AMA ISSO.

E com a corrupção de todos inclusive a de Wexler, ele percebe o preço de ser o devir: provocar o devir em todos a seu redor (CONCEDER OS MEIOS PARA QUE AS PESSOAS A SEU REDOR CONSIGAM DE MANEIRA RAZOAVELMENTE SEGURA SEUS OBJETIVOS).

Quando Goodman vai tentar reaver sua licença, quando ele recebe a proposta de emprego Howard Hamlin e tantas outras citações em que as pessoas querem “ajudá-lo” elas, em verdade, querem controlá-lo, mantê-lo numa moral que faça com ele não consiga ser ele mesmo.

Querem salvá-lo de ele ser ele mesmo.

MAS GOODMAN NÃO QUER SER UM BOM HOMEM, QUER APENAS SER ELE MESMO.

Sabemos que no decorrer ele será forçado a voltar a ser apenas uma versão de “Jimmy” McGill.

DUVIDO QUE ELE AGUENTE MUITO TEMPO: ANTES REINAR AS VEZES NO INFERNO DO QUE RECEBER AS SOBRAS DO PARAÍSO E, AS LEMBRANÇAS DE SUA ANTIGA GLÓRIA VÃO COM O TEMPO SACRIFICAR SUA PRÓPRIA SEGURANÇA FÍSICA, COMO SEMPRE ESSE ADORÁVEL DEMÔNIO COMUM FAZ.

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).