BETTER CALL SAUL: 1ª Temporada — 4ª Temporada- (2015–2018):

Sombrionauta
4 min readApr 26, 2020

--

Não assisti a última temporada ainda, então perdoem alguns erros.

Séries são variadas atualmente. Antes elas seguiam os filmes de ação e tratavam de temas como o fim do mundo, demolição e outros temas heroicos. Então vieram os canais pagos e de streaming e vieram a finalmente variar o cardápio. Aqui surgiu algo interessante: com público variado temos novas temáticas. Fruto disso é BETTER CALL SAUL spin de BREAKING BAD (2008–2013). Aqui se apresenta o lado mais cinza da sociedade, os seus operadores, advogados, empreiteiros, policiais e todo o corpo de trabalhadores técnicos e braçais que fazem com que a sociedade funcione.

Essa é a sacada: esse pessoal cinza é mão de obra da sociedade legal e do crime, aqui o tráfico de drogas. Entender isso é entender o que Jimmy” McGill (Bob Odenkirk) significa.

ELE É A ENCARNAÇÃO DO “ÓLEO” QUE FAZ A SOCIEDADE ANDAR, ELE É UM DOS CHAMADOS LOW-LIFE, MAS QUE ALGUNS CONHECEM COO LUMPEMPROLETARIADO.

É um advogado que defende gente como ele canalha, pobre, desacreditada que foi vítima de homens bons: seu embate com seu irmão Charles “Chuck” McGill (Michael McKean) acaba explicando isso melhor.

Ele é tudo o que chamaríamos de honesto. Ele é o pobre que foi beneficiado pelo sistema.

BEM VINDO AO POBRE REACIONÁRIO DE DIREITA.

Então a dinâmica da séria até a temporada 4 é uma disputa entre Jimmy (low-life que está tentando deixar de ser isso, usando os métodos que adquiriu e uma faculdade de direito por correspondência) versus Charles (rico emergente que não tolera que existam outros meios que não os dele de chegar ao sucesso e a riqueza).

Curiosamente Charles McGill tem “alergia” a eletricidade.

CARA, A ELETRICIDADE SEMPRE FOI SÍMBOLO DO PROGRESSO DA MASSA: SUA FICTÍCIA DOENÇA É UM ÓDIO SISTEMÁTICO AO ESFORÇO E O CARISMA DE JIMMY” MCGILL: VOCÊ TAMBÉM DEVE TER UMD ESSE NA FAMÍLIA, ALGUÉM QUE LUTA PARA VOCÊ FICAR BEM, MAS NUNCA MELHOR QUE ELE.

Aliás a frase acima é de um amigo muito querido e que se parece comigo.

ALIÁS, TODOS OS CARAS ALI ME LEMBRAM AMIGOS MEUS: SOU DA PERIFERIA, MEUS CAROS

Outros personagens de Breaking Bad aparecem e suas histórias são explicadas: É TIPO UMA ENORME E BOA FANFIC.

Muita gente reclama de ser meio sem ritmo.

EU ADOREI, POIS LEMBRA BEM A MINHA PRÓPRIA VIDA:

UMA LUTA CONSTANTE PARA NÃO SER TRAGADO, ANDANDO TRES PASSOS PARA FRENTE E SEMPRE TOMANDO NA CABECA E VOLTANDO DOIS, ESTUDANDO, TRABALHANDO EM VÁRIOS SERVIÇOS, AS VEZEZ GANHANDO E NA MAIORIA DAS VEZES PERDENDO.

.

Tudo que Jimmy” McGill e os personagens de seu universo se resume a tentar melhorar suas vidas para então um dia superá-las.

No fundo eles são trabalhadores pobres que complementam a falta de dinheiro com uma terrível combinação de dois terríveis defeitos:

CULPA E VONTADE DE POTÊNCIA, RESUMINDO, PEQUENOS CRIMES OU TRABALHOS SEM REGISTRO (Bicos)

As pessoas decentes ao redor deles são tão canalhas que chega a dar raiva, mas como eles são vistos como “bons” seus atos são bem vistos.

Michael “Mike” Ehrmantraut (Jonathan Banks, ator veterano e desprezado por não parecer uma galã) é a melhor expressão disso. Gente não tão decente, mas que não é perversa, apenas foram pervertidos.

Gosto da luta entre latinos e negros e como os negros (Gustavo Fring/ Giancarlo Esposito ) como aparecem como uma classe explorada, mas tão explorada, que são mais perigosos e disciplinados que os chicanos. Tudo é cruel, mas a honra discutível deles mostra o quanto a violência tem de ser combinada com a astúcia.

Mas por trás da violência, trapaças, mortes e enganações todos eles parecem buscar a mesma coisa:

SEREM RECONHECIDOS COMO BONS NO QUE FAZEM.

Nesse sentido é fundamental o papel de Kim Wexler (Rhea Seehorn) namorada (cá entre nós eu não sei, mas ela me parece muito melhor do que esposa ou noiva ou coisa que o valha, ela é companheira de Jimmy” McGill, sem ser servil, uma nova mulher, que sempre existiu: ELA AJUDA SEM PASSAR PANO) : ela acredita em nosso adorável canalha advogado pois se parece com ele, querendo ser vista como, acima de tudo (mesmo do amor, da decência ou do dinheiro) como uma advogada profissional e competente.

AMAR UMA MULHER ASSIM É UM PESO E UMA HONRA.

Há momentos em que Jimmy” McGill pode apenas ganhar dinheiro fácil, mas ele luta para continuar trabalhando. Ele não é preguiçoso ou sanguessuga, apenas usa meios diferentes para alcançar seus objetivos.

Muitas pessoas que vieram de periferias são assim, filhos de gente honesta, cruel e dominadora em sua bondade. Servos, mais do que pessoas.

Não, Jimmy” McGill: sua nobreza é a de um John Constantine (personagem criado por um dos fãs da série Alan Moore), que sabiamente se definiu certa vez de “um proletário, mas um proletário esperto”.

BETTER CALL SAUL É SOBRE ISSO NO FINAL: UM BANDO DE PROLETÁRIOS ESPERTOS.

--

--

Sombrionauta

Arcano Oliveira (André Moreira Oliveira) Historiador da cultura especializado em cultura pop. Podcaster do O Sombrionauta (um tanto lógico isso).